top of page
Foto do escritorMV Giovana F. Esmanhoto Arazaki

Por quê restrição calórica faz bem para o meu cachorro?


Uma dúvida que muitas pessoas têm é quanto o seu cão deve comer por dia. Por isso, acho que é a oportunidade perfeita de falar sobre um estudo que eu adoro, que aborda justamente a restrição calórica em cãezinhos.


O estudo, feito por pesquisadores americanos, avaliou qual seria o comportamento do organismo, com e sem a restrição de calorias, ao longo da vida de 48 labradores, desde o nascimento até a morte. Esse é um dos estudos mais longos da história da nutrição animal!




O primeiro passo foi separar os cães em pares. Um cachorro de cada par comeu 25% a menos que o colega. Durante as semanas, os pesquisadores iam realizando avaliações periódicas de escore corporal e exames de sangue, a fim de avaliar os efeitos da dieta.


E os resultados foram impressionantes! Os cães que tiveram restrição calórica apresentaram menores taxas de triglicerídeos, T3, insulina e glicose, além de menor índice de escore corporal em relação aos cachorros que comeram mais.


Outro ponto observado foi a longevidade. Os cachorros que fizeram restrição calórica viveram por 13 anos. Já os que comeram mais, viveram 11.2 anos. Uma diferença de 16% no tempo de vida!


Se compararmos ao tempo de vida de uma pessoa, significa que o grupo que não teve restrição viveria até os 78,7 anos, enquanto o que comeu menos viveria até os 91,3 anos!


Ou seja, para os cãezinhos também vale o "Coma menos e viva mais"!


Em ambas as situações, os cães desenvolveram doenças como osteoartrose, neoplasias, hipotireoidismo, hepatopatia crônica, pseudociese (gravidez psicológica) e convulsões. Mas, os cachorros, que tinham uma alimentação controlada, demoraram mais tempo para apresentar os primeiros sintomas.


Resumindo: quem comeu menos, viveu mais magro, demorou a apresentar doenças, apresentou exames de sangue mais saudáveis e viveu muito mais.


Conte com a orientação do seu veterinário de confiança para ajudar a calcular quanto o seu cão deve comer por dia, levando em consideração a idade do seu pet, escore corporal, nível de atividade física e gasto energético diário. Nutrição é individual :)




Referência


KEALY, Richard D.; LAWLER, Dennis F.; BALLAM, Joan M.; MANTZ, Sandra L.; BIERY, Darryl N.; GREELEY, Elizabeth H.; LUST, George; SEGRE, Mariangela; SMITH, Gail K.; STOWE, Howard D.. Effects of diet restriction on life span and age-related changes in dogs. Journal Of The American Veterinary Medical Association, [S.L.], v. 220, n. 9, p. 1315-1320, maio 2002. American Veterinary Medical Association (AVMA). http://dx.doi.org/10.2460/javma.2002.220.1315.





MV Giovana F. Esmanhoto Arazaki

Médica Veterinária

CRMV-PR 15.170

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page