top of page
Foto do escritorMV Giovana F. Esmanhoto Arazaki

Música é capaz de acalmar os cães?



Tem dias que os cãezinhos ficam bem agitados e parece que nada é possível para acalmá-los. São latidos intermináveis que mostram como o animal está passando por um momento de estresse e acabam provocando um estresse em quem convive com ele.


Porém, existem algumas abordagens que ajudam a deixar os animais mais calmos e, uma delas, é a reprodução de músicas relaxantes.


Foto: Petz

Recentemente, o compositor, produtor e engenheiro Terry Woodford passou a criar músicas voltadas para cães. Chamadas de Canine Lullabies, elas casam o som suave de um batimento cardíaco humano com canções de ninar.


Um estudo realizado em abrigos de animais nos Estados Unidos, utilizando as Canine Lullabies, mostrou que a abordagem é eficaz na redução dos latidos e dos níveis gerais de stress em cachorros.


“Eu estava procurando ajuda para acalmar os cães que chegavam em um ambiente de alto volume, alta ansiedade e incrivelmente estressante como são os abrigos, onde se concentra uma grande quantidade de animais. Descobri que, ao submeter os cães a essas canções, eles se acalmam mais rápido em comparação com outras músicas calmantes”, afirma Lisa Morrisey, treinadora de cães e comportamentalista que presta consultoria em abrigos, em entrevista ao The Washington Post.


Segundo Terry Woodford, autor das canções, a simplicidade é o principal motivo para que suas canções sejam ótimas aliadas para acalmar os animais. Isto porque alguns dos princípios de relaxamento/aprendizagem, combinados com sons humanos que foram incorporados nos arranjos musicais, ajudam nesse processo de aliviar o stress.


Os princípios são os seguintes:


  1. Simplicidade

  2. Repetição

  3. Previsibilidade

  4. Tempo consistente

  5. Volume consistente

  6. Estrutura simétrica básica

  7. Compaixão humana

  8. Familiaridade


De acordo com a teoria de Woodford, quando animais são forçados a conviverem em um ambiente caótico, eles são atraídos pela estrutura e pela ordem que suas músicas oferecem. Ou seja, as canções de ninar por serem criadas com simplicidade, onde a voz humana é adicionada em conjunto com o batimento cardíaco, ajudam a manter a calma dos cães.



Outro projeto interessante que tem como objetivo desestressar animais em abrigos nos Estados Unidos é o Rescue Animal MP3 Project, da veterinária Pamela Fisher. A ideia consiste em pegar músicas que são aceitas por animais, colocá-las em um MP3 e depois distribuir em abrigos, clínicas e santuários. O projeto, no entanto, é destinado somente para essas instituições, sem divulgação online.


As primeiras avaliações mostraram que, com a música, 95% menos latidos foram registrados e que os animais ficaram, em média, 58% mais relaxados. Para chegar nessa avaliação, o projeto analisou uma série de estudos sobre o tema.


Em um deles, realizado pela Animal Welfare, explorou a influência de cinco tipos de estimulação auditiva sobre o comportamento de 50 cães que estavam em um abrigo. Cada cachorro foi exposto a 4h, onde foram analisadas a posição dos cães, a atividade e a vocalização - como latido.


Ao fim, os pesquisadores perceberam que os cães passaram mais tempo descansando e menos em pé quando ouviram música clássica do que quando expostos a qualquer outro tipo de estímulo auditivo. Isto, de acordo com o mesmo estudo, também ajuda para que os animais sejam adotados mais rapidamente, já que com os cachorros mais calmos, outros traços da personalidade dele ficam visíveis, o que facilita na escolha do tutor.


Para conhecer mais sobre o projeto, você pode acessar este link.


Heavy Metal piora os níveis de stress dos cães


Se de um lado as canções de ninar são ótimas para manter os cães calmos, estudos mostram que o heavy metal é altamente estressante para os cães. Um estudo feito pela psicóloga, Ph.D e professora associada da Clinical Sciences Department da Colorado State University, Lori Kogan, mostrou como os efeitos da música impactam diretamente no comportamento dos cães em abrigos.


Ao todo, 117 cães fizeram parte do estudo. Eles foram expostos a três tipos de música: clássica, heavy metal e música clássica projetada especificamente para que se tenha o efeito calmante em cachorros.


Ao ouvir música clássica, a resposta dos cães foi dormir mais, o que indica que esse tipo de som os ajuda a descansar. Em contrapartida, as canções de heavy metal fez com que os níveis de stress e agitação dos cães aumentassem.


Por exemplo, os cães que ouviram heavy metal tiveram mais dificuldades para dormir e latiram mais. Além disso, foi observado que os cachorros tremiam mais quando expostos a esse tipo de música, ao contrário das canções clássicas.


Em estudo, desenvolvido pela National Library of Medicine, que também incluiu a reprodução de música pop, as canções clássicas foram novamente vencedoras. Isto porque os cães apresentaram níveis de stress reduzidos com base em medidas como variabilidade da frequência cardíaca, cortisol salivar e comportamento.


Músicas clássicas e Canine Lullabies são a melhor opção!


Com base nesses estudos é possível chegar a uma conclusão: com algumas modificações simples no ambiente é possível deixar seu companheiro menos estressado. Por isso, não deixe de apostar em músicas relaxantes para dar um efeito calmante nos cães.


Uma atitude simples como essa ajudará, não só, a garantir uma melhor qualidade de vida para o seu pet, mas, também, uma convivência com menos efeitos estressantes.


Todas as músicas compostas por Terry Woodford estão disponíveis nas plataformas de música, como o Spotify, caso você queira colocar para o seu pet!



*Texto adaptado do artigo “How to Calm Barking Dogs in Less Than 2 Minutes” da Dra. Karen Becker






Referências


A BOWMAN; SPCA, Scottish; DOWELL, F J; EVANS, N P. 'Four Seasons' in an animal rescue centre; classical music reduces environmental stress in kennelled dogs. Physiol Behav, maio 2015.


BECKER, Karen Shaw. How to Calm Barking Dogs in Less Than 2 Minutes. Disponível em: https://healthypets.mercola.com/sites/healthypets/archive/2018/12/24/calming-music-for-dogs.aspx. Acesso em: 25 jan. 2022.


PROJECT, Rescue Animal. The Rescue Animal MP3 Project. Disponível em: https://rescueanimalmp3.org/. Acesso em: 27 jan. 2022.


R.KOGAN, Lori; REGINASCHOENFELD-TACHER; A.SIMON, Allen. Behavioral effects of auditory stimulation on kenneled dogs. Journal Of Veterinary Behavior, v. 7, n. 5, p. 268-275, out. 2012.






MV Giovana F. Esmanhoto Arazaki

Médica Veterinária

CRMV-PR 15.170

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page