top of page
Foto do escritorMV Giovana F. Esmanhoto Arazaki

Comidas de Natal Proibidas para Cães


Muitos alimentos encontrados tipicamente sobre as mesas durante as festas de fim de ano tem o potencial de fazer muito mal ao seu pet! Entenda quais são esses alimentos e porque eles podem colocar a vida do seu pet em risco.




Uvas e passas: não se sabe exatamente o motivo, mas existem relatos de cães que desenvolveram falência renal aguda após a ingestão de uvas. Não se sabe se era algo com aquelas uvas, ou aqueles cães em questão, mas na dúvida, pra que arriscar, né?

Chocolate: contém teobromina, que é tóxica para cães e pode causar taquicardia, espasmos musculares, vômitos e diarreia. O chocolate amargo é o que tem maior teor de teobromina. O chocolate branco não possui essa substância, porém ainda assim não é seguro para pet, pois só pelo teor de açúcar e gordura que contém, já é um alimento com potencial de provocar uma pancreatite.

Panetone: o trigo eleva a glicemia em forma de pico, fazendo aumentar drasticamente a produção de insulina e mudando completamente o metabolismo, predispondo o animal a obesidade.

Bebidas alcoólicas: … por motivos óbvios, né?

Macadâmias: ao ingerir essas castanhas, cães e gatos podem apresentar fraqueza, depressão, vômitos, tremores, hipertermia e queda dos membros traseiros. Outras castanhas como nozes, amêndoas, castanhas do pará e avelãs não são tóxicas, porém são gordurosas e devem ser dadas com muita moderação (ex: 1 castanha para um cão de 15kg).

Carnes gordurosas e temperadas: mesmo para um cão que já come AN, um corte de carne gorduroso, que ele não está acostumado a comer, pode fazer muito mal, causando vômitos e diarreias. Se for temperada (muito sal, pimenta, alho, cebola), a reação pode ser pior, além de ter potencial tóxico. E se o cão em questão come só ração, nem se fala! É lógico que o organismo dele não está preparado pra receber esse alimento, e há grandes chances de desenvolver um quadro de gastroenterite aguda e até mesmo pancreatite (emergencial).

Quer uma dica do fundo do coração de uma veterinária?

Tire o seu cão de perto da mesa nas refeições e não deixe esses alimentos ao alcance do seu pet!

Não dê chance ao azar. Seu pet pode receber algo deliberadamente de uma criança, parente de idade, visita ou mesmo ser mais rápido que você pegar algo que cair do chão!


Essa é a época do ano que é campeã em internar cães com pancreatite, uma afecção seríssima que pode ser fatal para seu pet! Acredita em mim, você não quer correr com seu pet pro hospital!


Seja responsável ❤




MV Giovana F. Esmanhoto Arazaki

Médica Veterinária

CRMV-PR 15.170

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page