Com certeza!!
Não é de se surpreender que um ingrediente compacto, com todos os nutrientes necessários para gerar um novo animal, seja extremamente rico em nutrientes!
Ovos são uma ótima fonte de proteína para a dieta! São considerados uma proteína de alto valor biológico, pois grande parte de seus aminoácidos podem ser utilizados para compor a estrutura do organismo.
Além de proteínas, o ovo é rico em gorduras, vitamina A, vitamina D, vitamina B2 (riboflavina), vitamina B5 (ácido pantotênico) e colina!
A albumina, proteína abundante no ovo, está contida principalmente na clara do ovo. Como a clara tem um teor baixo de fósforo se comparada a outras proteínas de origem animal (8 mg de fósforo em 100g de clara), é uma ótima opção de proteína para animais que sofrem de doença renal crônica.
A gema do ovo, além de proteína, contém alto teor de gordura. Então, para pacientes em dietas com restrição de gorduras, ela deve entrar com moderação!
A medicina tradicional chinesa (MTC) considera o ovo como um alimento rico em energia vital, sendo assim um tônico dos rins, os órgãos que guardam a nossa essência vital (chamada Jing, na MTC). Logo, consumir ovos ao longo da vida, traz longevidade!
Para os cães que comem a alimentação natural cozida, eles podem ser servidos cozidos (famoso ovo duro), como omelete ou pochê. Cães adeptos da dieta crua podem comer também ovos crus. Lembrando de sempre servir a clara e a gema cruas juntas!
É interessante incluir ovos na dieta do seu cão pelo menos 2-3x por semana.
Quanto servir:
Cães de porte pequeno e gatos - 1/4 ovo de galinha ou 1 ovo de codorna
Cães de porte médio - 1/2 ovo de galinha ou 2-3 ovos de codorna
Cães de porte grande - 1 ovo de galinha ou 4 ovos de codorna
Idealmente, procure orientação profissional para te ajudar a incluir o ovo como uma novidade no cardápio do seu pet!
MV Giovana F. Esmanhoto Arazaki
Médica Veterinária
CRMV-PR 15.170
Commenti