Assim como para a sua saúde, cuidar da saúde do seu pet é fundamental para garantir o bem-estar e a longevidade do seu animalzinho.
Algumas atividades, como caminhadas e alimentação saudável, são ótimas opções para fazer em conjunto e promover uma ótima qualidade de vida para ambos. Pensando nisso, separamos algumas dicas que vão te ajudar nesse processo.
1- Saiam para caminhar
A atividade física é ótima para fortalecer o tônus muscular, lubrificar as articulações, modular os níveis sanguíneos de glicose e triglicerídeos e favorecer a oxigenação dos tecidos. Além disso, ela promove a liberação de serotonina, o hormônio do prazer!
Outros benefícios da atividade física para o cachorro é que ele diminui o stress do animal, aumenta a disposição e previne doenças. Também é importante evitar o sedentarismo, já que ele é extremamente prejudicial aos animais e pode trazer problemas como ganho de peso, problemas cardiovasculares e dificuldades respiratórias.
A importância desse tipo de atividade também ficou comprovado em um estudo realizado no Reino Unido e publicado na revista Nature em abril de 2019. Ele demonstrou que os donos de cães são quatro vezes mais propensos a realizar atividades físicas semanais do que aqueles que não têm um pet. Ou seja, mais um ótimo motivo para você se aventurar com seu amigo por aí!
Quem dita o ritmo do passeio é o cão. Por isso, vá devagar com os idosinhos e corra, se for necessário, para gastar a energia dos novinhos!
2 - Façam lanches saudáveis
A alimentação também é um ponto importante para garantir, não só a sua saúde, mas também a do seu pet.
Oferecer frutas variadas é uma ótima opção, mas é necessário alguns cuidados. Uva, açaí e carambola, por exemplo, devem ser evitados para os pets. Também evite dar ao seu animalzinho banana e manga com frequência, já que elas têm muito açúcar.
Outras opções legais de lanches são os sorbet de frutas caseiras, água de coco, iogurte, ovos mexidos/omeletes, chips caseiro, tomatinhos cereja com mussarela de búfala e manjericão, palmito e guacamole (sem pimentas). As opções são inúmeras.
Porém, lembre-se: sirva com moderação e com quantidade proporcional ao peso do seu pet!
3 - Banhos de floresta
O melhor probiótico está lá fora e se chama natureza! Por isso, leve seu pet para brincar na grama, terra ou fazer uma trilha - se ele for jovem e tiver disposição.
Além disso, o banho de floresta - ou em japonês, Shinrin-Yoku -, é ótimo para ajudar a aliviar o stress, tanto do cão quanto do dono. Isso porque a prática consiste em uma imersão na natureza, voltada para a atenção plena e na qual se desenvolve os cinco sentidos: visão, audição, paladar, olfato e tato.
Esse tipo de atividade também é ótima para que você se conecte com a natureza e deixe seu cão se sentir parte dela também!
Mas, atenção: considere utilizar no seu pet antipulgas/carrapatos preventivo, principalmente no verão. Para saber mais sobre esses produtos, consulte seu veterinário clínico de confiança.
4 - Durmam bem
Ter uma ótima noite de sono também ajuda na sua saúde e na do seu pet. Por isso, antes de dormir, apague todas as luzes. Isto porque a melatonina é o hormônio do sono e só é produzida com qualidade quando há completa escuridão.
Não recomendo dormir na mesma cama com seu pet, pois há chance de um acordar o outro e nenhum dormir direito.
5 - Massageie seu pet
Outro hábito simples e ideal para melhorar a sua saúde e a do seu pet é acariciá-lo!
Uma pesquisa realizada na Universidade de Washington, nos Estados Unidos, apontou que essa prática ajuda a diminuir o nível de stress das pessoas.
De acordo com a equipe, apenas 10 minutos de interação já são o suficiente para a queda de cortisol no organismo - hormônio ligado ao stress. O ato também libera um hormônio relaxante, que ajuda ainda mais a pessoa a ficar calma.
Além disso, o carinho também vai ajudar o seu pet a relaxar e o deixará feliz com a atenção recebida. Por isso, não se acanhe: massageie seu pet a vontade sempre que puder!
6 - Evitem industrializados
Os alimentos industrializados são verdadeiros “vilões”, não só para a saúde dos humanos, mas também dos animais. Por isso, evite o consumo de produtos prontos!
A regra é: desembalar menos e descascar mais. Sendo assim, prefira comer frutas ou snacks caseiros, do que doces e salgadinhos, por exemplo. E claro, nunca oferece esse tipo de alimento ao seu bichinho!
7 - Adestre seu cão
A última e não menos importante dica é: faça adestramento. É incrível a mudança que um treino bem feito pode fazer, não só na vida do seu pet, mas também na sua!
Um cão comportado apronta/briga menos e gera menos stress na casa, o que significa muito mais saúde para todos. Além disso, o adestramento reforça o bonding entre o tutor e o pet, tornando o cachorro mais equilibrado emocionalmente e mais feliz por fazer uma tarefa e receber uma recompensa por ela, seja uma comida gostosa ou mesmo a sua atenção e carinho!
Referências:
CÃOPANHEIROS, Sos. Atividades físicas para cachorros: Informações sobre o assunto! Disponível em: https://www.soscaopanheiros.com.br/blog/atividades-fisicas-para-cachorros/. Acesso em: 10 jan. 2022.
GALILEU, Redação. Acariciar gatos e cachorros por 10 minutos já diminui os níveis de estresse. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2019/07/acariciar-gatos-e-cachorros-por-10-minutos-ja-diminui-os-niveis-de-estresse.html. Acesso em: 10 jan. 2022.
SOCIEDADE, Parques e. A prática do banho de floresta e suas contribuições para a saúde mental. Semeia, v. 13, p. 2-9, 2021.
WESTGARTH, Carri; CHRISTLEY, Robert M.; JEWELL, Christopher; GERMAN, Alexander J.; BODDY, Lynne M.; CHRISTIAN, Hayley E.. Dog owners are more likely to meet physical activity guidelines than people without a dog: An investigation of the association between dog ownership and physical activity levels in a UK community. Nature, Reino Unido, v. 1, n. 9, p. 0-0, abr. 2019. Disponível em: https://www.nature.com/articles/s41598-019-41254-6. Acesso em: 10 jan. 2022.
MV Giovana F. Esmanhoto Arazaki
Médica Veterinária
CRMV-PR 15.170
Comentarios