fbpx
Escolha uma Página

Sim!!

Ovos são uma ótima fonte de proteína na dieta, são considerados uma proteína de alto valor biológico, pois grande parte seus aminoácidos podem ser utilizados para compor a estrutura do organismo.

O ovo é rico em proteínas, gorduras, vitamina A, vitamina D, vitamina B2 (riboflavina), vitamina B5 (ácido pantotênico) e colina!

A albumina, proteína abundante no ovo, está contida principalmente na clara do ovo. Como a clara tem um teor baixo de fósforo se comparada a outras proteínas de origem animal (8mg de fósforo em 100g de clara), é uma ótima opção de proteína para animais que sofrem de doença renal crônica.

A gema do ovo, além de proteína, contém alto teor gordura. Então, para pacientes em dietas com restrição de gorduras,  ela deve entrar com moderação!

A medicina tradicional chinesa considera que o ovo é um alimento com muita energia vital, sendo assim um tônico dos rins, os órgãos que guardam a nossa essência vital. Logo, consumir ovos ao longo da vida, traz longevidade!

Para os cães que comem a alimentação natural cozida, eles podem ser servidos cozidos (famoso ovo duro), como omelete ou pochê. Cães adeptos da dieta crua podem comer também ovos crus. Lembrando de sempre servir a clara e a gema cruas juntas!

É interessante incluir ovos na dieta do seu cão pelo menos 2-3x por semana.

Quanto servir:

  • Cães de porte pequeno e gatos – 1/4 ovo de galinha ou 1 ovo de codorna
  • Cães de porte médio – 1/2 ovo de galinha ou 2-3 ovos de codorna
  • Cães de porte grande – 1 ovo de galinha ou 4 ovos de codorna

Idealmente, procure orientação profissional para te ajudar a incluir o ovo como uma novidade no cardápio do seu pet!

MC Giovana Farias Esmanhoto Arazaki
CRMV-PR 15.170

WhatsApp chat